Divirtir com Segurança
CYBERBULLING
Definição de cyberbullying
O cyberbullying é um tipo de bullying – uma violência unilateral e repetitiva – que ocorre no ambiente cibernético (cyber), ou seja, na Internet e em outros meios eletrônicos de comunicação. Logo, trata-se de assédios e perseguições de uma ou várias pessoas contra um indivíduo.
Características
Atualmente, as relações sociais estão interligadas e mediadas pela internet. Consequentemente, diversos tipos de comportamento que são presentes na vida cotidiana aparecem também nesse meio – incluindo o bullying. Assim, surge o cyberbullying. Veja abaixo como identificá-lo:
Repetição: esse tipo de assédio ocorre sempre de modo repetido e, por isso, acontece em ambientes de convívio contínuo. Geralmente, a pessoa não possui modos de sair desse lugar ou possui alguma ligação emocional. Por exemplo, um adolescente pode sofrer bullying na escola e ser perseguido também em suas redes sociais, ocorrendo o cyberbullying.
Unilateralidade: o cyberbullying não é uma briga – ou seja, não há duas partes que se agridem mutuamente. Ao contrário, ele se faz de modo que o indivíduo que é vítima não possua condições de revidar ou de acabar com o assédio repetido.
Anonimato: no caso da internet, os agressores podem se valer do anonimato, difamando e humilhando a vítima sem se identificarem. Nas redes sociais, por exemplo, são bem conhecidas as práticas dos fakes, em que é possível atacar alguém sem ela saber quem é.
Ausência do contato facial: mesmo que o agressor não se valha do anonimato, o cyberbullying é feito na internet, sem contatos face a face. Assim, isso pode fazer com que o indivíduo faça coisas que não teria coragem de fazer pessoalmente, piorando as humilhações e o assédio.
Preconceito social: frequentemente, o bullying ocorre motivado por preconceitos fundamentados em desigualdades sociais. Logo, os assédios acabam tendo como alvo indivíduos que são mulheres, gays, lésbicas, transsexuais, negros, indígenas, deficientes, e outros marcadores sociais.
Consequências do Cyberbullying
O cyberbullying, assim como o bullying em geral, traz consequências negativas principalmente para a vítima, mas também aos agressores. Abaixo, veja alguns desses efeitos que tornam esse um assunto importante a ser discutido:
Problemas psicológicos: algumas das consequências para a vítima incluem depressão, redução da autoestima, falta de apetite e isolamento social. Portanto, essa experiência do cyberbullying acabam causando marcas na saúde mental que prejudicam o indivíduo.
Repetição do problema: as consequências psicológicas do cyberbullying podem permanecer em uma pessoa por muitos anos. Logo, os problemas que foram desencadeados no momento dos assédios podem se repetir e acompanhar o indivíduo como um trauma.
Intolerância: do lado agressor, a realização do bullying demonstra uma atitude de intolerância para com o outro. Essa postura foi aprendida socialmente, e ela dificulta o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis para o próprio agressor.
Desarmonia coletiva: estar em um ambiente em que ocorre a todo momento o cyberbullying ou o bullying de modo geral cria o sentimento de hostilidade e desarmonia. Assim, não somente a vítima e o agressor, mas todos ao redor saem prejudicados.
Como evitar
A essa altura, é possível imaginar alguns modos de evitar, se precaver ou de tentar encaminhar possíveis soluções ao problema. Seja como vítima, agressor ou alguém que simplesmente assiste ao cyberbullying, veja abaixo algumas sugestões:
Conversar sobre o problema;
Pedir ajuda a família, amigos e professores;
Procurar materiais na internet que discutam o tema;
Buscar um psicólogo;
Não se isentar do problema, ao identificá-lo;
Denunciar o cyberbullying;
Não reproduzir o cyberbullying;
Entender as consequências negativas dessa agressão;
Escutar como as pessoas se sentem em relação a esse tipo de violência;
Propor debates sobre o tema em grupos ou na escola.
Como se defender
Existem algumas formas de se defender do cyberbullying – incluindo medidas legais. Assim, saiba mais sobre quais são esses modos e como operá-los.
Assim, falar sobre esse tema não é fácil, mas é importante porque traz à tona questões mais gerais que estão enraizadas na nossa sociedade. Para se aprofundar no tema, confira a matéria sobre desigualdade social.
=>
Cyberbullying
Sierra Burgess é uma Loser
The Duff
Cara Gente Branca
Atividades realizadas no LAC sobre Cyberbullying
As etapas da realização do trabalho (Professores e Alunos do 11º Ano)
Pesquiza dos conteudos na net
Elaboração de cartazes
Apresentação e debate sobre o conteúdo
Exposição dos trabalhos para consultas futura
As etapas da realização do trabalho (Professores e Alunos do 8º Ano)
apresentação dos conteudos na sala de aula
Elaboração de cartazes
Apresentação de Trabalhos
Exposição dos trabalhos para consultas futura
Atividades realizadas no LAC sobre Os Perigos das Redes Sociais
As etapas da realização do trabalho (Professores e Alunos do 8º ao 10º Ano)
apresentação dos conteudos na sala de aula
Elaboração de cartazes
Apresentação de Trabalhos
Exposição dos trabalhos para consultas futura
Os Perigos das Redes Sociais
SEGURANÇA NA INTERNET
OKA, Mateus. Cyberbullying. Todo Estudo. Disponível em:
https://www.todoestudo.com.br/sociologia/cyberbullying. Acesso em: 14 de June de 2021.
.