PARCEIROS

Saúde e bem estar

Delegacia de Saúde...

Formação de Docentes

O e-ME, "Novos Horizontes de aprendizagem”, a plataforma Moodle do Ministério da Educação!

Este será o seu novo espaço de comunicação, troca, aprendizagem e desenvolvimento profissional, onde poderá chegar apenas com um clique!

A plataforma e-ME coloca à sua disposição quatro áreas distintas: O Espaço Material Didático, Comunidade Virtual, o Espaço Ações de atualização profissional e o Espaço de Oficina de Formação Continua aos professores.

Mas seja qual for o espaço, entre, explore, reflita, aprenda com os seus pares, faça autoformação e inove a sua prática pedagógica por forma a que possa melhor ajudar os seus alunos a construir um percurso escolar de sucesso!

Capacitação em "Cidadania Digital" , "Conceção Página Web" e "Plataforma Moodle"

USantiago e IPSantarém "ligando" a academia aos agrupamentos das escolas de Santiago

O projeto “Inovação Digital CV” tem como objetivo capacitar com competências digitais os docentes dos agrupamentos de escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde, criar e lançar a página web dos agrupamentos, promover a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem nos agrupamentos, bem como desenvolver competências para a cidadania digital no corpo docente e nos estudantes.

Educação e Desenvolvimento Pessoal

"Dossier do Aluno" - Uma aplicação para mais e melhor interação entre Escola, Alunos, Pais e Encarregados de Educação.

No âmbito do projeto Sistema de Integrado de Gestão Escolar - SIGE, a equipa do projeto Educação do NOSi desenvolveu o “Dossier do aluno”. Com este módulo, tanto alunos, pais/encarregados de educação poderão consultar as notas, faltas, propinas, entre outras, através do portal Porton di nos ilha, mediante um código de Estudante ou código do Encarregado de Educação (código este atribuído pela escola).

Projeto do Ministério da Educação de Cabo Verde, elaborado e implementado em abril de 2020.

O programa educativo "Aprender e Estudar em casa” é um recurso emergêncial para este momento de isolamento social, para manter os (as) nossos(as) alunos(as) em contato com os conteúdos desenvolvidos e com o processo de ensino-aprendizagem.


@Ministério da Educação de Cabo Verde

@Direção Nacional de Educação

Proteção Civil e Segurança

Segurança...

Proteção civil - Saneamento...

Bombeiros...

Formação Professional e Segurança Social

Emprego e formação profissional...

Proteção Social para todos...

Língua e Cultura (Mandarim)

Instituto Confúcio na Uni-CV promove II edição do Dia da Cultura e Língua Chinesa em Assomada

Assomada, 23 Fev (Inforpress)- O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde promoveu hoje em Assomada, Santa Catarina (Santiago), a II edição do Dia da Cultura e Língua Chinesa, com o intuito de aproximar os alunos que estudam o mandarim à cultura oriental.

Da programação da iniciativa , que teve como palco o Auditório do Liceu Amílcar Cabral (LAC) e que juntou alunos do LAC, Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes (ESANF) e Escola Técnica Grão Duque-Henri (ETGDH), constaram a projecção de vídeo de alunos falando Chinês, artes marciais (Kung-fu), danças e músicas típicas, recitação de poemas em chinês e desfile de moda com trajes da moda oriental , com o envolvimento de alunos e professores das três escolas secundárias.

Em declarações à Inforpress, o director do Liceu Amílcar Cabral, Manuel do Rosário, explicou que a iniciativa enquadra-se no âmbito da disciplina de Mandarim que está a ser leccionada no nesse município do interior de Santiago e que contempla essas três escolas do Ensino Secundário.

A seu ver, este certame é uma oportunidade que se abre para os alunos que de momento estudam o mandarim e que tencionam no futuro fazer uma licenciatura na República Popular da China, tendo em conta que, além de estarem fluentes na língua, vão ter “mínima noção” da cultura daquele país asiático.

Outrossim, é que segundo ele, estes alunos, que dominam a língua chinesa, vão ter “mais chance” dos que não optaram por esta disciplina no Exame de Proficiência em Língua Chinesa para poderem ter uma bolsa para o Ensino Superior na China.

No caso do LAC, informou que tem cerca de 200 alunos nesta disciplina opcional, leccionada do 9 º até e 12 º ano.

Numa sala apinhada de alunos do LAC, ETGDH e ESANF estiveram presentes directores das respectivas escolas secundárias, director chinês do Instituto Confúcio na Uni-CV, director Cabo Verde Instituto Confúcio na Uni-CV e de director do Gabinete da Educação da Assomada.

FM/JMV

Inforpress/Fim